segunda-feira, 3 de junho de 2019

Web 1.0 e 2.0: Características

                     Web 1.0 (Html, Portals)



A Web 1.0, também conhecida como web estática, foi a primeira geração da web com criação em 1994. Ela era chamada de web estática pelo fato de que suas paginas apresentavam-se  sem movimentos e funcionalidades (contendo apenas links como funcionalidade). Nesse contexto, os documentos disponíveis eram apenas informacionais com conteúdos pouco atualizados ou ainda em construção, caracterizando uma época em que a www possuía motores de buscar simplistas e com semelhança de portais (seção de links recomendados).




A imagem acima demonstra como a web 1.0 tinha poucos produtores de conteúdos e muitos usuários (principalmente empresas e universidades) os quais a utilizavam para informar-se. Vale ressaltar que as páginas eram criadas com a linguagem HTML








                                             Web 2.0 (XML, RSS)


A web 2.0 (também chamada de web participativa)  não refere-se a uma atualização nas especificações técnicas, mas sim na execução das paginas web e na interatividade dos usuários. Isso ocorreu por causa da facilidade do uso de diversos aplicativos e pelo fato de que os participantes tornaram-se protagonistas podendo produzir seus próprios conteúdos, sendo ativo em relação ao que está publicado. Sob essa ótica, os utilizadores são simultaneamente produtores e consumidores de informação, ou seja, tudo isso contribuiu para um serviço continuamente atualizado com vários dados de várias fontes.




Os sites de formato 1.0 logo migraram para a versão 2.0, a qual eles não são mais estáticos e sim dinâmicos com layout claramente focado no consumidor e na usabilidade dos buscadores. Dessa forma, os conceitos de criação de site e da otimização tornaram-se altamente essenciais. Portanto, essa foi uma era das mídias sociais colaborativas, das redes sociais e da revolução dos blogs.














‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››