quinta-feira, 16 de maio de 2019

A evolução da Web


Resultado de imagem para web 1.0
Web 1.0
Os especialistas chamam a Internet antes de 1999 “Read-Only” web. O papel médio do usuário da internet foi limitado à leitura das informações que lhe foram apresentadas. Os melhores exemplos desta era da web 1.0 são milhões de sites estáticos que se multiplicaram durante o boom ponto-com (que eventualmente levou à bolha pontocom ).
Não houve comunicação ativa ou fluxo de informações do consumidor (da informação) para o produtor (da informação). Mas a idade da informação nasceu!
De acordo com Tim Berners-Lee, a primeira implementação da web, que representa a Web 1.0, pode ser considerada como a “web somente leitura”. Por outras palavras, a web inicial permitiu aos usuários procurar informações e lê-las. Havia muito pouco sobre a interação do usuário ou contribuição de conteúdo. […]

Web 2.0
A falta de interação ativa de usuários comuns com a web leva ao nascimento da Web 2.0. O ano de 1999 marcou o início de uma era Read-Write-Publish com contribuições notáveis ​​do Live Journal (Lançado em abril de 1999) e do Blogger(Lançado em agosto de 1999).
Agora mesmo um usuário não-técnico pode ativamente interagir e contribuir com a web usando diferentes plataformas de blogs. Se aderirmos ao método de Berners-Lee de descrevê-lo, […] a Web 2.0, ou a web “leitura-escrita” tem a […] capacidade de contribuir com conteúdo e interagir com outros usuários da web.
Web 3.0
Isso, por sua vez, nos leva aos rumores e murmurinhos que começamos a ouvir sobre a Web 3.0 […]. Ao estender as explicações de Tim Berners-Lee, a Web 3.0 seria uma web “leitura-gravação-execução”. No entanto, isso é difícil de visualizar em sua forma abstrata, então vamos dar uma olhada em duas coisas que serão a base da Web 3.0 – marcação semântica e serviços da web.
A marcação semântica refere-se à lacuna de comunicação entre usuários humanos e aplicativos computadorizados. Um dos maiores desafios organizacionais de apresentar informações na web foi que as aplicações web não foram capazes de fornecer contexto aos dados e, portanto, não entendiam realmente o que era relevante e o que não era. […] Embora isso ainda esteja evoluindo, essa noção de formatação de dados a serem entendidos por agentes de software leva à parte “executada” de nossa definição e fornece uma maneira de discutir o serviço da web .
Web 4.0
Web 4.0 vem depois 3.0 web, 2.0 web e 1.0 web. O que significa e o que podemos esperar disso? A nova Web 4.0 possui algumas características como:
A Web 4.0 é conhecida como a Web simbiótica. O objetivo da web simbiótica é a interação simbiótica entre homem e máquina. O limite entre o homem e a máquina irá desaparecer.
Esse ambiente web deve, portanto, ser um mundo conectado "sempre ligado". Os usuários podem se encontrar na web.

Fontes:

Postagem anterior
Próximo post

2 comentários:

  1. https://documentacao.senior.com.br/fad/5.8.8/tecnologia/mpr/formas_acesso/web_50/mid_funcionalidades_web_50.htm
    já estão indo mais longe do que imaginávamos

    ResponderExcluir
  2. Impressionante o quanto a Web tem evoluído ao longo dos anos, quem sabe o que há por vir para os próximos anos e as novas fases da web.

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››