quarta-feira, 22 de maio de 2019

Formato aberto

    Na publicação anterior, (Licença aberta), por Timóteo Cruz, foi citado que uma das condições práticas para se ter um banco de dados aberto era este banco estar apresentado em formato aberto, mas o que seria este formato aberto? A solução para esta pergunta será o foco deste post.

    Bem, de forma simples um formato aberto é um formato de arquivo para guardar dados digitais. Os benefícios deste formato estão nos fatos de que ele é gratuito e livre de direito autorais e facilita a implementação tanto por parte do proprietário quanto por parte do usuário.

    E como deve ser esta formatação? A formatação dos dados abertos deve ser em texto plano, ou seja, o conteúdo é um arquivo sequencial ordinário legível como material textual sem muito processamento, com marcadores de separação de campos, planilhas ou outros formatos de arquivo amplamente documentados que não exijam software específicos para leitura dos aquivos do banco de dados.

    Lembrando que um banco de dados é formado por tipos diferentes de arquivos e que estes exigem formatações diferentes para serem armazenados então é de se esperar um tipo aberto de arquivo para cada formato possível. Alguns exemplos de formatos que podemos citar são:
  • PNG - Arquivo de imagem
  • FLAC - Áudio codec
  • WebM - Formato de vídeo e áudio
  • HTML - Formato para páginas de internet
  • gzip - Formato de arquivos condensados
  • CSS - Arquivos de estilização de páginas web
                                   



                       
    É fácil perceber que estes formatos são bem conhecidos por nós e que são acessíveis a todos que utilizam os meios digitais. 







Fontes:





Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››