Neste contexto surge o banco de dados digitais que advém com o surgimento da internet, estes cumprem o mesmo papel dos seus antecessores, exceto que agora os arquivos não podem ser físicos, como objetos materiais, mas sim com estruturas digitais.
Ainda dentro deste contexto surgem os bancos digitais de dados abertos, porém seus aquivos de dados são abertos, ou seja, podem ser acessados e modificados por qualquer pessoa ou instituição, para mais informações sobre os princípios de bancos de dados abertos veja: princípios dos dados abertos.
A ideia de dados abertos surgiu com a criação do sistema Centro Mundial de Dados no ano de 57, com o intuito de divulgar os dados científicos, e por incrível que pareça este movimento antecedeu em muito a internet. A diferença agora é que os gastos com esta divulgação é bem menor pois todos os conteúdos estão em formatos digitais, ou seja, com baixo custo de manutenção e disseminação.
Por fim, estes bancos abertos são tão importantes que em 2004 todos os ministros da ciência que fazem parte da organização para cooperação e desenvolvimento econômico (OCDE) assinaram uma declaração que afirma que todos os dados de arquivo de financiamento público devem ser disponibilizados ao público.
Com isso fica evidente o que são banco de dados digitais abertos e sua relação com seus primos banco de dados digitais e banco de dados.
Fontes:
https://immrsoftware.blogspot.com/2019/05/dados-abertos-os-dados-abertos-sao.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados
http://redebrasileira.org/site/dados-abertos-e-um-estimulo-ao-empreendedorismo-nas-cidades-inteligentes/
Legal!
ResponderExcluir