terça-feira, 28 de maio de 2019

É fácil obter dados abertos privados de interesse público no Brasil?

    No ano de 2017 a ABRAJI (associação brasileira de jornalismo investigativo) fez um levantamento sobre informações privadas abertas de interesse pública no Brasil.




    Primeiro vamos ver o que são dados privados de interesse público. São dados provenientes de empresas privadas que prestam serviços ao governo e, onde estas devem manter uma transparência de certas informações que devem ser acessadas pelos usuários deste serviço. Um exemplo de informação privada que deve estar aberta ao público é a  lista de todas as farmácias, e seus medicamentos, cadastradas no extinto programa de farmácia popular.


    Após mais de 100 pedidos feitos a 32 órgãos e entidades no executivo federal, o levantamento conseguiu mais de 100 arquivos de dados cadastrais e outras informações de empresas privadas que fornecem essas informações ao poder público por obrigação legal, para fins de controle.

Entretanto, este volume elevado de dados não que dizer que é fácil obter informação aberta no Brasil pois 36% destes dados foram insatisfatórios ou negativos, sendo somente 29% destes parcialmente satisfatórios. Somente após alguns pedidos de revisão é que na segunda leva de documentos 43% retornaram positivos.

    Os resultados insatisfatórios com a primeira leva de dados deve-se ao fato de não haver justificativa para a não entrega dos dados ou por estes não estarem em formato adequado, considerados como dados abertos, para maior informação sobre formato de dados abertos veja: formato aberto. Como exemplo, tiveram dados em formato de PDF, que não se constituem formato aberto.

    Com o exposto acima é fácil ver que ainda é difícil obter dados abertos no Brasil. Dada a relevância destes dados é necessário uma maior cobrança de nossa parte sobre estas agências para que no futuro tenhamos estas informações de maneira acessível a todos que a buscarem.


Fontes:

https://immrsoftware.blogspot.com/2019/05/formato-aberto.html

http://informacaopublica.org.br/?p=5540


https://www.google.com/search?q=Abraji&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwie8cn9hMDiAhXbFLkGHZEgAF0Q_AUIECgD&biw=1366&bih=625#imgrc=JKN-Zq13Bn_wzM:
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››