terça-feira, 6 de agosto de 2019

A Web 5.0

 Web 5.0:  a rede sensorial-emotiva
Mesmo que um blog estimule um debate apaixonado ou um vídeo no YouTube provoque uma reação em cadeia, a web é “emocionalmente” neutra: não percebe o que sente o usuário. De acordo com Kambil, mesmo que as emoções continuem sendo difíceis de “mapear”, já existem tecnologias que permitem verificar seus efeitos. O site wefeelfine.org rastreia e cataloga frases emocionais na web e registra a frequência e localização de clusters de sentimentos. A empresa Emotiv Systems criou, com o recurso da neurotecnologia, auriculares que permitem ao usuário interagir com o conteúdo que responda a suas emoções ou mudar em tempo real a expressão facial de um avatar. Se é possível “personalizar” as interações para criar experiências que emocionem os usuários, a web 5.0 será, sem dúvida, mais afável que suas antecessoras. E mais manipuladora.

5.0 Web aberta, vinculada e inteligente = Web emocional
"A próxima web"
Tim Berners-Lee deu uma palestra inspirada no TED em 2009 sobre este novo Open en Linked Web.
Embora Web 5.0 ainda está em modo de desenvolvimento e a forma verdadeira ainda está se formando, os primeiros sinais estão nessa Web 5.0 será sobre uma web vinculada que se comunica conosco como nos comunicamos (como um assistente pessoal). Rede 5.0 é chamado web "simbiótica". Esta Web será muito poderosa e será totalmente executada. Rede 5.0 será a web de leitura-gravação-execução-simultaneidade.
A Web 5.0 será sobre a interação (emocional) entre humanos e computadores. A interação se tornará um hábito diário para muitas pessoas baseadas em neuro tecnologia. No momento, a web é “emocionalmente” neutra, o que significa que a web não percebe a sensação e as emoções dos usuários. Isso vai mudar com a web 5.0 - web emocional. Um exemplo disso é www.wefeelfine.org , que mapeia as emoções das pessoas. Com os fones de ouvido ligados, os usuários interagem com conteúdo que interage com suas emoções ou alterações no reconhecimento facial.

Postagem anterior
Próximo post

Um comentário:

  1. Pelo que deu para perceber, a 5.0 elevará as coisas a outro patamar. Principalmente no que diz respeito a dispositivos de interface humana.

    ResponderExcluir

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››