terça-feira, 6 de agosto de 2019

História da Programação - Parte 2


           Seguindo com a historia da computação, chegamos as linguagens desenvolvidas.  Entre 1943 a 1945 Zuse, um engenheiro alemão responsável por criar um dos primeiros computadores, desenvolveu o Plankalkul. Após a guerra, começou a trabalhar num método para escrever uma mensagem por meio de símbolos que poderiam ser utilizados como uma linguagem. Apesar de não ser reconhecida na época, serviu de base para o conhecimento futuro.

           Em Princeton, nos Estados Unidos os pesquisadores John Von Neumann e Herman Heine Goldstine buscaram uma forma de escrever um algoritmo de forma precisa que pudesse ser reconhecido pela máquina. Eles desenvolveram projetos de programas para o computador EDVAC e a máquina do Instituto Avançado de Estudos de Princeton 

           Outra grande contribuição foi feita pelo famoso matemático britânico Alan Turing, um dos pioneiros em códigos de computação. Projetou a máquina que serviu de base para os computadores atuais, bem como os conceitos de computação. Por isso recebe a alcunha de Pai da computação.



Década de 50 

          Os programadores notaram que era necessário uma forma mais simples para codificar os programas para o computador. Assim surgiu Assembly,  considerada uma linguagem de baixo nível, tornou-se uma das mais usadas na época, pois estava mais próxima da máquina e da compreensão humana onde o mecanismo de compilar, fazia a transição da codificação do homem para linguagem da máquina. Os anos 50 trouxeram também as linguagens de alto nível, como foi o caso do Fortran, Lisp e Cobo, aplicações utilizadas em supercomputadores.



Referências:

https://www.infoescola.com/informatica/historia-da-programacao/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_das_linguagens_de_programa%C3%A7%C3%A3o
https://www.oficinadanet.com.br/post/12895-a-historia-da-programacao
http://www.techtudo.com.br/platb/desenvolvimento/2011/06/20/historia-da-programacao-como-tudo-comecou/
Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››