terça-feira, 6 de agosto de 2019

História da Programação - Parte 1

Não apenas é fundamental aprender a linguagem de programação, como é fundamental compreender a sua história, então vamos compreender um pouco dela.

  • O tear de Jacquard

Joseph-Marie Jacquard, desenvolveu uma máquina com o potencial de substituir o homem, o tear de Jacquard funcionava por meio de um programa que comunicava quais fios do tear poderiam passar por cima ou por baixo para que o trançado pudesse ser criado. Esses programas eram cartões perfurados com instruções sobre o modelo que deveria ser produzido. 


  • A máquina de Babbage 

 Considerada a pioneira da programação, Ada Augusta Byron King, mais conhecida por Ada Lovelace, a primeira programadora de computadores. Ada era filha do famoso poeta Lord Byron e tinha como mentor Augustus de Morgan, um matemático inglês. Ela tinha muito talento para matemática e quando foi apresentada à Charles Babbage auxiliou-o em sua máquina. 

Charles Babbage propôs em 1822, na cidade de Londres, um projeto de uma máquina de madeira e latão que tinha como potencial a realização de vários cálculos, baseada nos cartões perfurados do tear mecânico. Ada otimizou o projeto de Charles Babbage e escreveu um programa que poderia funcionar nela. Foi considerado um dos primeiros algoritmos criados que podia ser interpretado pela máquina.



  • Década de 40

Ao longo do tempo a necessidade da criação de linguagens para diversos tipos de problemas se mostraram necessárias. Os programas de computadores são escritos por meio de algoritmos que atendem a uma linguagem específica. Elas devem ser escritas de acordo com: Regras de sintaxe, normas semânticas e precisa ser universal. 

Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››