Como funciona as etiquetas RFID na Logística
RFID significa Radio Frequency Identification – Identificação por Radiofrequência em português – que é um método de identificação automática através de sinais de rádio. Etiquetas RFID são pequenos chips – transponder – que podem ser colocados em uma embalagem, produto ou equipamento, por exemplo.
As etiquetas RFID passaram a ser muito utilizadas na logística, pela possibilidade de controlar o estoque de forma mais otimizada e controlar também a entrega dos produtos. Existem três tipos de etiquetas RFID – passivas; semipassivas e ativas. As etiquetas RFID passivas somente recebem o sinal enviado pela base transmissora e respondem a este sinal. Já as semipassivas e as ativas são dotadas de bateria e são capazes tanto de emitir quanto de receber os sinais.
As etiquetas RFID podem ser mais simples, somente para controle do produto, ou podem ser mais complexas, contendo dados e informações sobre os mesmos. Estas etiquetas apresentam várias vantagens, dentre elas a prevenção de roubos e falsificação de mercadorias. Muitas lojas e supermercados aplicam estas etiquetas aos seus produtos evitando que os mesmos sejam roubados. Ao passar por um sensor – ou scanner – o mesmo emite um sinal sonoro e com isso é possível evitar o furto de mercadorias. Muitas empresas utilizam esta tecnologia para rastreamento de produtos. Através do envio de sinal das etiquetas ativas é possível identificar em tempo real a localização de uma mercadoria ou de um carregamento.
Outra vantagem destas etiquetas é a possibilidade de leitura delas sem a necessidade da proximidade do leitor ou scanner e a possibilidade de leitura de várias etiquetas simultaneamente. Como dito anteriormente, estas etiquetas podem conter dados sobre os produtos, desta forma, é possível alimentar o banco de dados de um armazém com todas as informações sobre um carregamento recebido, sem a necessidade de cadastrar manualmente cada dado referente aos produtos recebidos. Ao passar pelo scanner, todos os dados armazenados na etiqueta RFID são lidos e o sistema é alimentado automática e instantaneamente. O carregamento pode conter uma etiqueta por caixa ou uma etiqueta por produto, o leitor é capaz de identificar todas elas, pois as mesmas não precisam estar visíveis.
Além das possibilidades citadas, podemos destacar outras vantagens e algumas desvantagens do uso das etiquetas RFID para a logística.
Vantagens da etiquetas RFID
- Capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados para etiquetas ativas;
- Durabilidade das etiquetas com possibilidade de reutilização;
- Redução de estoque;
- Precisão nas informações de armazenamento e velocidade na expedição;
- Localização dos itens ainda em processos de busca;
- Melhoria no reabastecimento, com eliminação de itens faltantes e aqueles com validade vencida;
- Otimização do processo de gestão portuária, permitindo às companhias operarem muito próximo da capacidade nominal dos portos.
Desvantagens da etiqueta RFID
- O custo elevado da etiqueta RFID em relação aos sistemas de código de barras;
- Como consequência, aumento no preço final do produto, pois a tecnologia RFID não depende somente da etiqueta, mas sim de toda a estrutura (antenas, transceiver com decodificador e transponder (tag) composto de antena e microchip);
- O uso em materiais metálicos e condutivos pode interferir negativamente no desempenho, pois a operação é baseada em campos magnéticos e o metal pode interferir no alcance de transmissão das antenas. Porém, existem encapsulamentos especiais que podem contornar este problema;
- Padronização das frequências utilizadas para que os produtos possam ser lidos por toda a indústria, de maneira uniforme;
- Invasão da privacidade dos consumidores por causa da monitoração das etiquetas coladas nos produtos. Existe a possibilidade de desativar a funcionalidade do RFID automaticamente quando o consumidor sai fisicamente de uma loja, porém este ainda é um recurso de alto custo.
Diante disso podemos perceber que as etiquetas RFID são o futuro promissor da logística principalmente quando olhamos pela ótica da comunicação. Em tempos onde a urgência é um diferencial competitivo, aliar tecnologia e equipe bem treinada é uma estratégia de diferenciação.
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