terça-feira, 6 de agosto de 2019

História da Programação - Parte 3


Década de 60 e 70

           As linguagens foram evoluindo,  e durante os anos 60 foi desenvolvida a linguagem ALGOL 60, uma linguagem nova para algoritmos que inovou a forma de se escrever códigos. Já nos anos 70 Niklaus With desenvolveu a linguagem PASCAL, linguagem de alto nível usada no ensino da programação estruturada e para desenvolvimento de aplicações windows.

Outra importante linguagem é a Basic, desvolvida por Kurtz e Kemeny, nos EUA, possibilitando uma aproximação maior com os usuários, já que nesse período apenas cientistas e matemáticos tinham contato com o desenvolvimento de softwares para o computador.  Outra grande linguagem foi a C, ela é de uso geral e intermediario. e foi percursora para várias outras linguagens como C#, Java Scipt,PhP, Perl e Python. Também muito utilizada no sistema unix.


            Finalizando a história da programação, chegamos na década de 80, onde se iniciou o desenvolvimento de diversas linguagens por parte de empresas, como o C++, evolução da linguagem C, e o desenvolvimento de aplicações baseadas na linguagem. Nesse período a linguagem C, ganhou o título de linguagem mãe, pois inspirou diversas outras linguagens através de seus códigos. Nesse período foi desenvolvido linguagens como Haskell, Eiffel, Miranda e etc


           Mais tarde, já na década de 90 conhecemos as linguagens mais utilizadas na modernidade, como Python, Ruby, Lua, C# e um dos maiores sucessos , Java. Criada em 1995, a linguagem java foi classificada como uma linguagem de programação orientada a objeto, sendo desenvolvida pela empresa Sun Microsystems por um grupo liderado por James Gosling. A partir dessa evolução, as linguagens de programação tem sido criadas e incetivadas por empresas ou pessoas que possuem conhecimentos computacionais ligadas às áreas de Sistemas de Informação, Inteligência Artificial, etc.


História da Programação - Parte 2


           Seguindo com a historia da computação, chegamos as linguagens desenvolvidas.  Entre 1943 a 1945 Zuse, um engenheiro alemão responsável por criar um dos primeiros computadores, desenvolveu o Plankalkul. Após a guerra, começou a trabalhar num método para escrever uma mensagem por meio de símbolos que poderiam ser utilizados como uma linguagem. Apesar de não ser reconhecida na época, serviu de base para o conhecimento futuro.

           Em Princeton, nos Estados Unidos os pesquisadores John Von Neumann e Herman Heine Goldstine buscaram uma forma de escrever um algoritmo de forma precisa que pudesse ser reconhecido pela máquina. Eles desenvolveram projetos de programas para o computador EDVAC e a máquina do Instituto Avançado de Estudos de Princeton 

           Outra grande contribuição foi feita pelo famoso matemático britânico Alan Turing, um dos pioneiros em códigos de computação. Projetou a máquina que serviu de base para os computadores atuais, bem como os conceitos de computação. Por isso recebe a alcunha de Pai da computação.



Década de 50 

          Os programadores notaram que era necessário uma forma mais simples para codificar os programas para o computador. Assim surgiu Assembly,  considerada uma linguagem de baixo nível, tornou-se uma das mais usadas na época, pois estava mais próxima da máquina e da compreensão humana onde o mecanismo de compilar, fazia a transição da codificação do homem para linguagem da máquina. Os anos 50 trouxeram também as linguagens de alto nível, como foi o caso do Fortran, Lisp e Cobo, aplicações utilizadas em supercomputadores.



Referências:

https://www.infoescola.com/informatica/historia-da-programacao/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_das_linguagens_de_programa%C3%A7%C3%A3o
https://www.oficinadanet.com.br/post/12895-a-historia-da-programacao
http://www.techtudo.com.br/platb/desenvolvimento/2011/06/20/historia-da-programacao-como-tudo-comecou/

História da Programação - Parte 1

Não apenas é fundamental aprender a linguagem de programação, como é fundamental compreender a sua história, então vamos compreender um pouco dela.

  • O tear de Jacquard

Joseph-Marie Jacquard, desenvolveu uma máquina com o potencial de substituir o homem, o tear de Jacquard funcionava por meio de um programa que comunicava quais fios do tear poderiam passar por cima ou por baixo para que o trançado pudesse ser criado. Esses programas eram cartões perfurados com instruções sobre o modelo que deveria ser produzido. 


  • A máquina de Babbage 

 Considerada a pioneira da programação, Ada Augusta Byron King, mais conhecida por Ada Lovelace, a primeira programadora de computadores. Ada era filha do famoso poeta Lord Byron e tinha como mentor Augustus de Morgan, um matemático inglês. Ela tinha muito talento para matemática e quando foi apresentada à Charles Babbage auxiliou-o em sua máquina. 

Charles Babbage propôs em 1822, na cidade de Londres, um projeto de uma máquina de madeira e latão que tinha como potencial a realização de vários cálculos, baseada nos cartões perfurados do tear mecânico. Ada otimizou o projeto de Charles Babbage e escreveu um programa que poderia funcionar nela. Foi considerado um dos primeiros algoritmos criados que podia ser interpretado pela máquina.



  • Década de 40

Ao longo do tempo a necessidade da criação de linguagens para diversos tipos de problemas se mostraram necessárias. Os programas de computadores são escritos por meio de algoritmos que atendem a uma linguagem específica. Elas devem ser escritas de acordo com: Regras de sintaxe, normas semânticas e precisa ser universal. 

Semáforos com arduinos

Como mostrado em sala,fiz um semáforo pra representar algo no mundo físico como por exemplo a programação imperativa funcionaria.
//Projeto Arduino sinal de trânsito
//Por Jota
//www.comofazerascoisas.com.br
 
//Método setup, assim que o arduino é ligado ele
//é executado, uma vez apenas.
void setup() {
  pinMode(8,OUTPUT);     //define o pino 8 como saída
  pinMode(9,OUTPUT);     //define o pino 9 como saída
  pinMode(10,OUTPUT);    //define o pino 10 como saída
}
//Método loop, é executado enquanto o arduino estiver ligado.
void loop() {
  //Controle do led verde
  digitalWrite(8,HIGH);  //acende o led
  delay(4000);           //espera 4 segundos
  digitalWrite(8,LOW);   //apaga o led
   
  //Controle do led amarelo
  digitalWrite(9,HIGH);  //acende o led
  delay(2000);           //espera 2 segundos
  digitalWrite(9,LOW);   //apaga o led
   
  //Controle do led vermelho
  digitalWrite(10,HIGH); //acende o led
  delay(4000);           //espera 4 segundos
  digitalWrite(10,LOW);  //apaga o led
}

Opiniões

Duas das linguagens mais populares atualmente.Qual você acha que é a mais versátil ou melhor?

O futuro da World Wide Web: Preocupações de Tim Berners-Lee

          Como visto em uma publicação recente, Tim Berners-Lee continua na ativa trazendo projetos que visem a melhoria da World Wide Web, no entanto ele ressalta que o recurso tem trazido medo e insegurança nas pessoas devido ao
fato de dar oportunidades para sujeitos mal-intencionados que praticam crimes, incitam o ódio e espalham fake news (outro assunto abordado em um tópico recente do blog). 
          Tim Berners-Lee aponta alguns obstáculos trazidos pela WEB e seus problemas para resolve-los. Primeiramente, existe o problema com os dados pessoais, no qual as informações de usuários do Facebook, por exemplo, são usadas para manipular o próprio usuário ou até mesmo para saber o seu gosto e direcionar as propagandas de certas marcas para ele. Para resolver esse problema, Berners-Lee trabalha em um projeto no MIT chamado de Solid que busca modularizar os dados do utilizador e impedir que empresas tenham acesso a muitas coisas de uma só vez sem a permissão clara do usuário. 
          Sob essa ótica, um outro problema são as Fake News. Sobre esse problema Berners-Lee em um artigo para o jornal The Guardian, ele cita o receio de como as pessoas aceitam tudo o que está de informação nas redes sociais. Esse problema atinge os humanos e até mesmo os algoritmos pelo fato de ser difícil combater a desinformação. Contudo, Berners-Lee diz que para tentar resolver é necessário, além de uma pressão sobre as empresas que estão sendo usadas para disseminação da noticia falsa, também devemos pedir uma maior transparência nos algoritmos que estão sendo usados para influenciar nossa vida.
















Fontes: 









‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››